A sensação térmica diminuiu bastante e nesses dias o cuidado deve ser redobrado. Elencamos os erros mais comuns ao pilotar no tempo frio:

1. Pilotar com o corpo travado
Se liga na aula de física: o calor dilata, o frio contrai. O que isso significa? Que no frio a resposta natural do nosso corpo é ficar mais tenso, travado. Um bom jeito de aliviar essa sensação é fazer alongamentos, isso protege as articulações, é bom alongar principalmente de manhã e à noite que são os horários de temperatura mais baixa. Também é essencial manter o calor do corpo com o equipamento correto, que é o nosso próximo tópico.

11

2. Se agasalhar de menos
Para garantir sua saúde e segurança, vale investir no equipamento que vai esquentar e deixar a pilotagem mais confortável mesmo nas temperaturas mais baixas. Atenção principalmente às extremidades do corpo, que são as primeiras a perder calor: mãos, pés e cabeça. Se tiver a possibilidade de adquirir peças impermeáveis, melhor ainda. Veja nossas sugestões de equipamento, tem até luva com função touchscreen.

4

3. Agasalhos demais
Depois de todas as dicas para manter o corpo aquecido, cuidado para não emocionar e vestir todos os agasalhos de uma vez, ok? Isso pode fazer você virar um boneco Michelin (nada contra! Beijos Bib a gente te adora!) e perder mobilidade e sensibilidade pode te prejudicar. A dica é usar luvas próprias para pilotagem, que tem material que esquenta e mantem a agilidade para frenar por exemplo, assim como as botas de pilotagem que protegem e tem sola mais na espessura ideal para a sensibilidade no controle da moto.

4. Estar despreparado para a chuva
Sabe aquele conselho de mãe, “leva um guarda-chuva porque vai chover”? Continua valendo agora que você tirou a CNH. Se está frio agora, imagina se você tomar aquela chuva? SEMPRE carregue uma capa de chuva junto, e lembre-se dos cuidados de pilotagem para dias chuvosos.

10
 
5. Deixar de pilotar porque está frio
Esse talvez seja o maior erro, deixar sua amada moto de lado quando a temperatura baixa. Nossa paixão é por moto e não é qualquer frio que vai nos derrubar :D com o equipamento correto você pilota tranquilo, conte com a gente para encontrar o melhor equipamento para sua necessidade.

3 

Tem mais dicas? Conta pra gente nos comentários. Compartilhe essa publicação com aquele seu amigo que está com medo do frio e vamos acelerar!