Como os motociclistas podem prevenir o coronavírus

O coronavírus (Covid-19) está afetando a rotina de todos os brasileiros. Nós, motociclistas, precisamos tomar ainda mais cuidado nesse período, principalmente os que utilizam a moto para realizar entregas e, com as pessoas isoladas em casa, precisam trabalham cada vez mais. Nesse momento, é essencial saber como limpar o capacete e como higienizar a máquina de cartão, além de outros cuidados básicos de prevenção contra a doença.

Cuidados essenciais para prevenir o coronavírus

Se você trabalha de moto, o essencial nesse momento é nunca compartilhar os seus equipamentos com os seus companheiros, principalmente o capacete. O uso compartilhado facilita muito a propagação de germes e bactérias entre os motociclistas.

Para ter uma ideia do perigo que corremos ao usar o capacete de outra pessoa, vale lembrar que já existem cidades no Brasil permitindo temporariamente que serviços de transporte por moto levem passageiros sem capacete, contradizendo a legislação nacional – tudo para evitar a propagação de vírus.

Além disso, é importante andar sempre com a viseira aberta, já que a circulação de ar evita a acumulação de germes no interior do capacete, facilitando, inclusive, a limpeza.

Durante as situações de epidemia, devemos aumentar a frequência com que higienizamos o capacete. O ideal, nesses casos, é ter mais de um. Assim, você conseguirá fazer a limpeza diária do equipamento, revezando com o reserva.

Como higienizar o capacete

 

Como limpar capacete

 

Limpar o capacete para tirar os vírus e bactérias é uma medida extremamente necessária atualmente. Porém, ao realizar a limpeza, é preciso tomar alguns cuidados para não danificá-lo. Veja as nossas dicas:

 

  • • Se o capacete for de forro removível, como o FLY F-8 Leave e o Peels Spike Neon, tudo fica mais fácil. Basta retirar o forro do capacete e lavá-lo usando as mãos e detergente neutro. Depois que terminar a limpeza, lave imediatamente as mãos. Deixe o forro secando em um local arejado.

 

  • • Se o seu capacete for de forro fixo, utilize um pano úmido e detergente neutro, limpando com muito cuidado a parte interna e não esquecendo nenhuma área. Deixe secando com o casco virado para baixo.

 

Para limpar a parte externa, utilize um pano úmido e álcool, com porcentagem entre 60% e 70%, a indicada para prevenir contra o coronavírus. Passe o pano com álcool cuidadosamente em toda a superfície e, novamente, lave as mãos imediatamente após o término da limpeza.

É importante ressaltar que a higienização correta do capacete é necessária em qualquer época, mesmo quando não há nenhum surto de doença. Nesses casos, porém, a higienização semanal já é eficiente para nossa proteção.

 

Como limpar máquina de cartão

como-limpar-maquina-de-cartao

Quem trabalha com entregas deve tomar ainda mais cuidado, pois as maquininhas de cartão são um objeto extremamente perigoso para a propagação de vírus e bactérias. Cada cliente que digita a senha deixa todos os seus germes na superfície do aparelho, portanto, o ideal em épocas de epidemia é higienizar a máquina após cada venda realizada.

É possível fazer a limpeza das máquinas com um pano úmido e desinfetante. Basta esfregar o pano cuidadosamente por toda a superfície da máquina. Tome cuidado para que o pano não esteja muito molhado, pois os respingos podem afetar a máquina internamente.

Mas, se máquina de cartão que você utiliza for de tela touchscreen, você deverá ter um spray desinfetante de eletrônicos, produto facilmente encontrado em lojas de artigos para celular. Então, basta borrifa-lo e esfregar com um paninho.

Tome cuidado para não usar álcool ou álcool em gel na higienização das máquinas de cartão, já que isso pode comprometer alguns componentes do aparelho e provocar a anulação da garantia da maquininha.

Lembre-se sempre de estimular os compradores a usarem o pagamento por aproximação (NFC), caso a sua máquina aceite. Hoje em dia, está bem mais comum ver cartões com essa funcionalidade. Desta maneira, só você terá contato com a maquininha e poupará o tempo da higienização.

Caso o pagamento seja em dinheiro, tenha mais cuidado ainda, já que as cédulas são perigosos vetores de vírus. Tente colocar o troco em um saco plástico já no estabelecimento e lave as mãos logo depois de manusear as notas.

 

Medidas básicas de prevenção

Além de todas as atitudes específicas que citamos para motociclistas, também é necessário ficar atento às medidas básicas de prevenção contra o novo coronavírus. Além do capacete e da máquina de cartão, você deve ter mais cuidado na higienização de tudo o que você toca, como o guidão da moto e o seu celular. Veja o que mais você deve fazer.

  • • Nunca se esqueça de lavar as mãos, seguindo os procedimentos indicados pela Organização Mundial da Saúde
  • • Mantenha uma distância de aproximadamente 1,5m de outras pessoas
  • • Evite o contato físico, como aperto de mãos
  • • Ao espirrar ou tossir, cubra o rosto com o cotovelo

 

Estou com os sintomas do Coronavírus, o que devo fazer?

Caso você sinta os sintomas do Covid-19, como coriza, tosse, espirros e congestão nasal, o ideal é se isolar imediatamente. Fique em casa, use máscaras e evite o contato com qualquer pessoa. No caso dos sintomas leves, o indicado é não ir ao hospital, evitando a propagação da doença. Porém, se você começar a sentir febre e falta de ar, procure um hospital na mesma hora.

Se você trabalha como motociclista, então, pare de trabalhar imediatamente. Caso tenha a carteira assinada, os seus direitos são garantidos pela constituição. Se você for entregador autônomo, também não há motivo para tanto pânico: as principais empresas do ramo, iFood e o Uber Eats, já anunciaram fundos para arcar com auxílio financeiro aos trabalhadores que precisam de isolamento. O Rappi, no entanto, ainda não detalhou quais medidas tomará.